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Comércio do DF se mostra otimista com vendas para o Dia das Mães

Mesmo que lojas não estejam lotadas, previsão é que vendas sejam maiores que as do ano passado

Apesar das boas expectativas, ainda não é possível ver o empurra-empurra nas lojas da capital federal. A crise ainda machuca o bolso do brasiliense. Mesmo assim, lojistas apostam nas compras em cima da hora. Márcia Popcida, 39 anos, trabalha numa loja de roupas e acredita que as vendas vão esquentar até domingo. ;Geralmente, a loja enche nesse período, ou no próprio dia;, explica.

A funcionária pública Morgana Saraiva Moutinho, 26, admite que sempre vai às compras no último momento. ;Compro um dia antes, porque nunca me atento para as datas. Então, quando descubro, corro para as lojas. Por conta disso, acho que sempre gasto mais, porque eu não pesquiso;, relata.

Algumas pessoas se adiantaram à data. Thelma Brant Rabello, 59 anos, decidiu comprar os presentes logo. A funcionária pública vai presentear a sogra neste ano com uma peça de vestuário. Para ela, foi a opção mais acessível de presente. ;Tive uma vantagem, porque a cidade onde ela mora é um lugar muito quente. Como estamos entrando no período de inverno, as roupas de verão estão mais baratas, então a gente pegou um preço legal;, relata.

Ao lado da mãe Thelma Rabello, Ana Carolina Amorim, 24, relata que também se antecipou. ;Escolhi um creme de mãos para minha mãe;, conta. Ela acredita que antecipar as compras e fazer pesquisas pode ser uma forma de poupar dinheiro.

Confiança

De acordo com Adelmir Santana, presidente da Fecomércio, o Dia das Mães é o segundo evento mais importante para a economia, perdendo apenas para o Natal. ;Tivemos dois anos de vendas fracas, mas, agora, o comércio apresenta sinais de crescimento. Porém, é uma expectativa. No ano passado aguardávamos um crescimento de 5,4%, mas não se confirmou. Esperamos que se confirme neste ano;, ressalta.

Edson de Castro, presidente do Sindivarejista, destaca que o período festivo ainda funciona como termômetro para as vendas de fim de ano, já que alcança a maior parte das famílias. ;A população do DF é grande, são milhares de famílias e todo mundo tem alguém para presentear. Tem o filho que presenteia a mãe, a nora que presenteia a sogra, o marido, a esposa, então, isso envolve muita gente;, explica.

Para o economista e consultor José Eustáquio, o brasiliense está cada vez mais consciente na hora de comprar até mesmo nessas datas. ;É possível que (os lojistas) atinjam as expectativas, já que mais R$ 200 milhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começaram a ser liberados desde o dia 10, e boa parte deverá ir para o consumo. Porém já se percebeu, nos meses anteriores, que os consumidores estão aproveitando esse dinheiro para reduzir dívidas e até mesmo poupar;, explica.

*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira