Reservado e introspectivo, a imagem de Rodrigo que permanece viva para familiares e amigos é de retidão e inteligência. Filho de Lucas Lopes, ex-ministro da Fazenda no governo JK, Rodrigo vivenciou os bastidores do poder desde pequeno. As histórias foram transformadas em seis livros. O último, Memórias, histórias, pensamentos e lorotas, lançado em julho de 2013, traz passagens divertidas sobre o poder.
Em entrevista ao Correio, a viúva Maria Estela lembrou dos bons momentos do marido com quem compartilhou a vida ao longo de 55 anos. O próprio namoro começou no Catetinho, antiga residência do presidente JK transformado em museu. ;Namorávamos naquele olhos d;água do Catetinho. Sempre que íamos a Brasília visitávamos aquele espaço. Rodrigo era apaixonado pela cidade;, contou Maria Estela, que hoje vive no Rio de Janeiro.
Rodrigo deixa mulher, três filhos - Jussarah, 53 anos; João César, 41 e Marta Maria, 48 anos - e quatro netos: duas gêmeas de 19 anos, um menino de 8 e outro de 7 anos. ;O que fica do Rodrigo é essa pessoa maravilhosa, um ser-humano incrível, um pai amoroso, um filho e um genro excepcionais. Nunca discutíamos nem mesmo brigávamos. Papai era apaixonado por ele;, ressaltou.