A queda do sistema de gerenciamento de informações da rede pública de saúde segue sem solução. Pelo segundo dia consecutivo pacientes que tinham atendimentos ambulatoriais agendados não puderam ser consultados. O problema começou na segunda-feira (8/5). Segundo a Secretaria de Saúde, o sistema Trakcare, responsável pelo controle das informações de prontuários de pacientes está fora do ar.
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[SAIBAMAIS]A previsão era de que nesta terça-feira (9) a situação estivesse resolvida. A pasta informou que, desde ontem, técnicos da área de informática estão trabalhando para restabelecer o sistema. ;Peritos de outras áreas também já foram acionados para ajudar na detecção e solução do problema;, explicou a secretaria, em nota. Por conta desta falha, os usuários que procuram o serviço estão sendo informados do problema e estão tendo as consultas remarcadas.
Contrato
O contrato com a empresa responsável pelo TrackCare está sem renovação, mas a secretaria nega que a falha tenha relação com isso. De acordo com a pasta, foram adquiridas 3,8 mil licenças de funcionamento do sistema TrakCare em 2008. A Secretaria firmou, então, um contrato de manutenção com a empresa que o desenvolveu, ao custo de R$ 5,6 milhões anuais. Durante a renovação, a empresa teria sugerido um reajuste do preço para R$ 30 milhões, o que foi considerado "excessivo" pelo governo. Depois, a empresa fez uma contraproposta de R$ 7 milhões, valor que está sendo negociado.