Jornal Correio Braziliense

Cidades

Arara azul é resgatada por policiais em Sobradinho II

A ave, que está na lista de animais ameaçados de extinção, foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e passará por exames



Uma arara-canindé azul foi resgatada na tarde deste sábado por policiais militares. A ave, considerada uma espécie em perigo de extinção, estava em uma via pública movimentada no condomínio Serra Azul, em Sobradinho II. A princípio, a ave não apresentava ferimentos. Ela foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e passará por exames.

Na semana passada, uma outra arara-canindé da mesma cor foi recuperada pela Polícia Militar em uma chácara no Itapoã, próximo ao Paranoá. O animal, mantido em uma pequena gaiola, foi encontrado em condições precárias com Edicarlos Dias Marçal, detido em flagrante por crime contra a fauna. A pena varia de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

Leia mais noticias em Cidades


[SAIBAMAIS]Ele foi conduzido até a 6; Delegacia de Polícia (Paranoá) que investiga o caso. A ave foi salva do cativeiro por volta das 20h pela corporação. Nas imagens divulgadas, é possível perceber o pequeno espaço em que era mantida. O animal foi levado ao Centro de Acolhimento Provisório de Animais Silvestres (Ceapa), onde receberá cuidados.

A arara Canindé é um pouco menor do que outras araras e possui uma plumagem bastante colorida, mas predominantemente azul e amarela. Sua face é branca e possui riscas pretas ao redor dos olhos. O alto da cabeça é verde e o bico preto. De uma asa a outra, essa arara pode medir até 80 centímetros e a expectativa de vida para ela é de 60 anos.