Jornal Correio Braziliense

Cidades

Aeroporto JK funciona, mas há protestos e cancelamentos de alguns voos

Companhias recomendam que passageiros chequem a situação de seus voos e conexões em outras cidades antes de sair de casa

[FOTO932112]
A greve geral desta sexta-feira (28/4) não interrompeu o funcionamento do do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck, mas alguns voos atrasaram ou foram cancelados, além de o saguão ter sido ocupado, durante a manhã, por um protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência. Companhias aéreas recomendam que os passageiros consultem a situação de seus voos antes de saírem de casa, inclusive os de conexões em aeroportos de outras cidades.

[SAIBAMAIS]Um balanço divulgado às 12h pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostrava que, nesta sexta, 20% dos voos previstos foram impactados com a greve geral. Do total, 24 tiveram atrasos acima de 30 minutos, tanto na chegada quanto na partica. Além disso, oito foram cancelados.
A greve geral de diversos setores do país impactou 20% dos voos previstos para esta manhã no Aeroporto de Brasília. 24 voos tiveram atrasos acima de 30 minutos, tanto na chegada quanto na partida, e 8 foram cancelados. Segundo funcionários da Latam, pelo menos quatro dos cancelamentos eram da companhia, com destino para Fortaleza, São Luis, Congonhas e Campinas. A empresa aérea emitiu nota afirmando que os passageiros estão sendo orientados como proceder (leia abaixo).


Protestos no saguão e na rua


Logo cedo, um grupo de manifestantes se reuniu na área de embarque. O ato reuniu integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e sindicato nacional dos Aeroviários.

Cerca de 150 pessoas, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), gritavam contra o governo de Michel Temer e contra as reformas. O ato terminou um pouco antes das 10h.

O mecânico Cláudio Visone, 44 anos, integrante da Associação Nacional dos Mecânicos em Manutenção de Aeronave (ABMMA) era um dos manifestantes. Segundo ele, a concentração foi para demonstrar que o governo está impondo reformas que vão prejudicar os trabalhadores. "Os funcionários do aeroporto só se aposentarão por invalidez, porque não tem como uma pessoa de 65 anos carregar uma roda de avião de 200kg", criticou.

Mais cedo, logo no início da manhã, cerca de 300 integrantes de movimentos sindicais realizaram um protesto e queimaram pneus no balão que dá acesso ao aeroporto. Havia pneus em chamas em três pontos nas duas vias do local. A PM monitorou a situação.
Em seguida, homens do Corpo de Bombeiros atuaram para controlar as chamas e liberar o trânsito. Há relatos de que PMs e bombeiros enfrentaram resistência dos manifestantes para encerrar o bloqueio nas vias. O trânsito começou a ser liberado pouco depois.


Leia nota da Latam


São Paulo, 28 de abril, 10h40 ; A LATAM Airlines Brasil informa que, em virtude da paralisação de diversas categorias nesta sexta-feira (28), houve o cancelamento de 27 voos da companhia nos aeroportos do país até o momento.

A companhia esclarece que os passageiros impactados estão sendo comunicados e orienta que clientes com viagens programadas para esta data consultem a situação de seus voos na página Status do voos antes de comparecerem ao aeroporto. Recomenda ainda que aqueles passageiros que tenham voos em conexão com outras companhias aéreas chequem com antecedência a situação destes voos.

A LATAM lamenta os possíveis inconvenientes causados por esta situação ; alheia à sua vontade ; e está oferecendo alternativas aos passageiros impactados para alterar a sua viagem originalmente programada para esta data.
Mudanças e reembolso
Os passageiros com voos programados para o dia 28 de abril podem escolher entre uma das seguintes opções:
Mudanças de data/voo (mesma origem e destino)
Antecipar ou postergar a viagem para até 15 dias da data original sem cobrança de multas, sujeito a disponibilidade de cabine. Para além dos 15 dias, sujeito a diferença de tarifas, respeitando a validade do bilhete.
Mudanças de destino (nova origem/destino)
Alterar a origem/destino do voo sem a cobrança de multas, sujeita às diferenças tarifárias e respeitando a validade do bilhete.
Reembolso
Passageiros de voos afetados podem solicitar o reembolso de bilhete não utilizado sem a cobrança de multas.
As alterações podem ser feitas pelo passageiro na página Minhas Viagens no site latam.com, contatando a Central de Atendimento da LATAM (4002-5700 para capitais; 0300-570-5700 para demais cidades) ou em uma das lojas da companhia.
A LATAM reitera seu compromisso com os mais altos padrões de segurança e qualidade de serviço.