A Penitenciária Federal, em Brasília, recebeu nesta segunda-feira (24/04) a visita do ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio. A unidade, que ainda está em obras, terá 208 vagas preparada para receber presos condenados e provisórios, sujeitos ao regime disciplinar diferenciado; líderes de organizações criminosas; detentos responsáveis pela prática reiterada de crimes violentos, de alta periculosidade e por atos de fugas ou grave indisciplina; além de réus colaboradores ou delatores premiados. Os presos ficarão em celas separadas.
Essa será a quinta penitenciária de segurança máxima do Brasil. Já existe uma unidade em Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).
O governo federal pretende investir, aproximadamente, R$ 45 milhões na construção de mais cinco presídios federais. Segundo o Ministério da Justiça, os estados do Rio Grande do Sul e de Pernambuco já foram escolhidos como sede de duas penitenciárias. A equipe do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) está visitando áreas para as outras três.