Com os lápis de cor espalhados pelas mesas semicirculares, os pacientes do Hospital da Criança respondem, com desenhos, como é Brasília para eles, enquanto esperam ser atendidos. A exposiçãoHospital da Criança: patrimônio de Brasília, posicionada estrategicamente no hall de entrada do hospital, convida os visitantes a interpretar as fotografias com as próprias visões da cidade.
A mostra fotográfica de João Campello fica exposta até a próxima sexta-feira (28/4) e traz imagens dos principais pontos turísticos da cidade em comemoração do aniversário da capital. O fotógrafo registrou monumentos como o Memorial JK, o Palácio Itamaraty, a Catedral, a Esplanada e o Hospital da Criança sob o pôr-do-sol. Logo abaixo das obras, as paredes brancas foram enfeitadas com desenhos coloridos de crianças de diversas idades.
Além da reprodução inocente das fotografias, pôde ser visto o Estádio Mané Garrincha, a Caixa D;Água de Ceilândia e o Morro da Capelinha de Planaltina. Outros foram mais longe e fizeram a bandeira do Brasil e o planeta Terra com uma flecha indicando onde estaria Brasília no mundo. ;Eu acho que o bom da exposição é a integração com as crianças. Não é simplesmente alguém expondo no hospital;, relata João Campello.
Isis Magalhães, diretora técnica do Hospital da Criança, explica que a homenagem é um agradecimento à comunidade. ;Esse hospital foi construído com recursos voluntários, pelo olhar dos pais. A ambiência do local foi feita para que minimizasse o impacto da doença, para que as crianças viessem ao hospital, mas que não perdessem a infância.;
Anote
Hospital da Criança: patrimônio de Brasília
Data: de 17/4 a 28/4, de segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 18h
Local: Hall de entrada do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar
Endereço: SAIN Lote 4-B
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer