Segurança
É a primeira vez que Sullen Aguiar, 13 anos, participa do evento. Apesar de ter achado a subida cansativa, ela diz estar com muita expectativa. "Principalmente, para a parte da ressureição. Estou gostando muito", conta.
Dona Liduína Venâncio, 66 anos, saiu de Santa Maria com uma excursão de 16 pessoas. Ela conta que estava tão ansiosa para chegar que nem almoçou. "É lindo demais! A gente sobe o morro e parece que nem sente. É uma demonstração de penitência e fé. Eu amo", declara.
Nascida e criada em Planaltina, a assistente de contas médicas, Cristiane de Araújo, 32 anos, procura desde os 9 acompanhar o evento. "Não vim poucas vezes. Para mim é muito importante, pois é um momento para refletir e entender o que Jesus passou para nos salvar", explicou.
A encenação iniciou por volta das 15h40 na parte debaixo do morro. De acordo com que as cenas aconteciam, os fiés subiam. O público com os olhos atentos e bastante emoção, assistiu às 19h20 Jesus ser cruxificado. Depois houve uma pausa na encenação para que a ressureição fosse montada. A banda do evento fez um momnbeto de louvor que animou todos os presentes. Próximo às 20h, o momneto mais aocnteceu. Cristo ressuscitou ao lado de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima com, aproximadamente, 10 metros de altura.
Uma novidade neste ano é o serviço de WhatsApp para localização de crianças perdidas. A exemplo do carnaval, o número do SOS Criança serve para alertar as autoridades sobre ocorrências de desaparecimento. O telefone é o (61) 99212-7776. Quem encontrar uma criança perdida deve tirar uma foto do rosto dela, enviar uma foto para este número de WhatsApp e entregá-la a um agente público, que também deve ser identificado na imagem, com nome, patente e a corporação a qual pertence.
Ressurreição
O ponto alto da encenção foi a ressurreição de Cristo, que aconteceu no início da noite. Os ornigazadores não pouparam esforços para emocionar o público. Para a surpresa dos fiéis, no momento em que Jesus tornava à vida, uma imensa imagem de Nossa Senhora de Fátima surgiu, para celebrar os 100 anos da aparição da santa.