No primeiro trimestre deste ano, a Polícia Militar prendeu 459 foragidos da Justiça no Distrito Federal. Os dados são de balanço divulgado pela corporação nesta terça-feira (11/4). Boa parte dessas pessoas tinha condenação por crimes como assassinatos, roubos, furto e receptação. No mesmo período do ano passado, foram 250 prisões de foragidos.
A prisão mais recente foi a de um jovem de 23 anos, em Sobradinho, na tarde desta terça. Segundo o major Michello, ao fazer a ronda na quadra Central da cidade, os policiais abordaram um grupo de três homens que faziam uso de substância entorpecente.
Eles foram levados para a 13; Delegacia de Polícia. Lá, os três teriam informado que são usuários de droga e trabalhavam vigiando carro no estacionamento lateral da Feira Modelo. Dois deles foram ouvidos e liberados. O outro, que tinha o manddo de prisão em aberto, ficou detido.
Segundo o porta-voz da PM, major Michello Bueno, o local onde ocorreu o maior número de prisões dos condenados foi a Rodoviária do Plano Piloto e a unidade da polícia que mais capturou os criminosos foram a Cavalaria e o Batalhão da Rodoviária. ;Muitas dessas pessoas transitam livremente pela cidade. Alguns atuavam como vigias de carro. Outros viviam em situação de rua;, explica o major Michello.
De acordo com ele, a abordagem foi um importante instrumento para que essas pessoas fossem retiradas das ruas. Ele diz que, às vezes, as pessoas não gostam quando a PM as aborda e isso até gera um outro tipo de ocorrência, como desacato e desobediência. Mas o simples fato da verificação dos dados do cidadão permitiu que os condenados fossem presos e encaminhados para a Papuda, onde cumprem as penas.