Jornal Correio Braziliense

Cidades

Feira de franquias reúne mais de 150 marcas no Centro de Convenções

Evento é boa oportunidade para quem pretende se arriscar no empreendedorismo conhecer melhor o mercado

A possibilidade de se tornar empreendedor atraiu o militar Ronicláudio Santana à Brasília Expofranquias 2017 ; evento que ocorre até sábado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ele não teve, até hoje, um negócio, mas acredita que esse é o momento de entrar no mercado. ;Estou planejando adquirir uma franquia, pensando no futuro e para ter uma outra fonte de renda. Pensei em investir na área de alimentação, por ser um mercado mais amplo e que atraí o público;, disse. Ele preferiu não montar a própria empresa pelo fato de as franquias serem consolidadas. ;Tem a questão da marca e da estratégia, que, geralmente, já são sucessos. Estou tendo todo o cuidado antes de fechar o negócio;, explicou.

[SAIBAMAIS]Na visão do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, o mercado de franquias é uma porta para pequenos, médios e até grandes empresários. ;É difícil para um pequeno empreendedor investir em estratégias de marketing para consolidar um nome. Quando se entra num franquia, tem-se todo esse trabalho feito.; Santana também destacada os pontos positivos do setor. ;Esse é um segmento que cresceu acima da inflação. As franquias dão possibilidades para aqueles que querem empreender e já entrarem no mercado com uma marca e estratégias prontas.;

Destaque

O DF concentra mais de 53% das franquias nascidas no Centro-Oeste ; são 17 das 32 cadastradas na ABF. No Brasil, a unidade ocupa a 8; posição no ranking. Uma rede com origem na capital é a Na Hora. Com oito anos de atuação, são sete unidades em Brasília e no Entorno. Para apresentar o serviço, o grupo montou um restaurante na Expofranquias 2017. ;Pensamos nesse ambiente para as pessoas conhecerem a forma como a rede atua no funcionamento dos estabelecimentos e também nos processos;, detalhou o diretor da marca, Luiz Henrique Moraes. Segundo ele, o investimento inicial é de R$ 270 mil, com uma média de faturamento de R$ 100 mil mensais e perspectivas de retorno de 24 a 36 meses.

Para Claudia Vobeto, diretora regional da ABF Centro-Oeste, o cenário é positivo para a expansão de franquias. ;O crescimento nacional foi de 8% no ano passado e esse índice é compartilhado nos estados. A situação econômica do DF dá mais sustentação aos franqueados, em razão de a economia local não ter desestabilizado tanto e a presença forte do funcionalismo público. O franchising em si é um dos setores que foram menos prejudicados com a crise;, pontua. A especialista em franquias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae-DF) Valéria Bilhão observa o setor como uma oportunidade, mas orienta que, antes, é necessário pesquisar e planejar. ;É preciso ficar atento às opções oferecidas pelo franqueador. Analisar se ele oferece apoio às franquias, se tem um estudo de localidade, e dá suporte na implantação do empreendimento;, aconselha.

A Brasília Expo Franquias reúne 45 expositores, representando mais de 150 marcas. Na última edição, a feira gerou a abertura de mais de 150 novas franquias no DF e impulsionou a geração de empregos, com mais de 500 novos postos de trabalho. O evento apresenta oportunidades em diversos ramos, incluindo alimentação, estética, serviços financeiros, educação, limpeza, entre outros. ;Brasília tem uma grande tendência para receber franquias, pois, aqui, contamos com a setorização, com quadras e regiões administrativas. Essa característica contribui para a expansão de unidades;, apontou o organizador Adriano Campos. A entrada da feira é gratuita.