Jornal Correio Braziliense

Cidades

Polícia Militar deflagra três operações para diminuir criminalidade no DF

O intuito das operações é diminuir a criminalidade e intensificar a sensação de segurança no DF. Plano Piloto, Guará, Lago Sul, Estrutural e Ceilândia são as primeiras cidades atingidas

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deflagrou nesta quinta-feira (30/3) mais duas operações para intensificar a segurança e diminuir a criminalidade nas regiões da Cidade Estrutural, Guará e Lago Sul. Na quinta-feira da semana passada (23/3) a corporação já tinha começado um trabalho intensivo no Plano Piloto e agora segue para o centro de Ceilândia.

Leia mais notícias em Cidades

A operação Zona Segura teve início em 23 de março no Plano Piloto. A ação consiste em uma sequência de atuações planejadas estrategicamente com a finalidade de reduzir os índices de violência referentes ao patrimônio, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubos e assaltos no DF. A próxima área de atuação, depois de Ceilândia, será Brazlândia. A operação contará com o efetivo a mais, de cerca de 400 policiais, dos setores administrativo e operacional, do Comando de Missões Especiais, Patamo, Batalhão de Policiamento de Cães, Batalhão de Aviação Civil e Polícia Montada, além do serviço velado de apoio. Em Ceilândia, as ações ocorrerão em 30, 31 de março e 1; de abril.

Para Cidade Estrutural, Guará e Lago Sul, o Comando de Policiamento Regional Metropolitano II, preparou as operações Perímetro Segura e Ônibus Seguro. A primeira terá foco em pontos de fiscalização e controle nas entradas e saídas das cidades durante todo o dia. A segunda, concentrará esforços em abordagens a coletivos na Estrutural. A operação começou às 16h e já no primeiro dia de atuação uma arma de fogo foi apreendida. A operação Ônibus Seguro segue até às 21h.

Na manhã desta quinta, policiais pararam um ônibus que seguia para Águas Lindas (GO) e ao revistarem os passageiros, um revólver calibre 38 e 14 munições foram encontradas na bolsa de um homem. Ele foi encaminhado à 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul) onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.