postado em 22/03/2017 00:39
A despeito da confusão no clássico de 12 de março entre Gama e Brasiliense pelo campeonato candango, o Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD-DF) pegou leve com os envolvidos. A maioria dos jogadores expulsos naquele duelo acabaram pegando apenas três partidas de suspensão, sendo que já cumpriram uma ; apenas o atacante Nunes, do Jacaré, levou seis de gancho. Já o Gama terá de pagar multa de R$ 33 mil e perderá cinco mandos de campo, ou seja, mesmo que chegue à final da competição, terá de pagar mais um na edição de 2018. Já o Brasiliense foi multado em R$ 11 mil.
O tumulto teve início aos 40 minutos do segundo tempo do clássico. Os jogadores começaram uma batalha campal após cotovelada de Nunes no lateral Dudu Gago, do Gama. O agressor tem histórico de polêmicas. No começo do mês, ele brigou com o técnico Luis Carlos Souza, provocando a demissão do treinador. Também já foi acusado de agredir um lateral do Paracatu. A briga em campo no Bezerrão deflagrou a confusão entre os espectadores.
O julgamento de ontem durou mais de seis horas e teve momentos inusitados. Como o depoimento de Dudu Gago, um dos denunciados. Ele relatou que levou cotovelada e soco e que tinha de reagir de algum jeito: ;Não fui pensando: ;vou chegar lá e dar uma cabeçada;;. O jogador fez questão de negar a acusação de ter mostrado a genitália. De acordo com o atleta, o que fez foi mostrar para o árbitro que estava com GPS no calção. ;Como eu ia mostrar meus órgãos genitais sendo que estavam (no estádio) minha esposa, meu cunhado, minha mãe, que veio lá do Rio Grande do Sul. Se eu mostrar isso aí, não sou um profissional;, rebateu.
[SAIBAMAIS]Já Nunes se eximiu de culpa. ;Quem falou que eu dei uma cotovelada? Isso é uma inverdade. Quando começou a confusão, eu estava no chão. Eu não comecei a confusão. O vídeo mostrou. É normal um xingar aqui ou ali no futebol, e gestos.; O atacante afirmou que entrou no tumulto para ajudar os companheiros. ;Eu tenho meu lado polêmico, mas nunca fui julgado por polêmica em campo. Nunca tive essa situação de brigar em campo. Meu lance com o Gago não originou a briga. Foi uma disputa de bola. É futebol.;
Por dois votos a um, foram mantidas as punições do relator. Do Gama, foram punidos com três jogos de suspensão Eduardo, Dudu Gago, Raone, Paulo André, Roberto Pitio e Maringá. Do Brasiliense, cumprirão três partidas Gabriel, Elcarlos e Nikael. Já o auxiliar Guto, do Jacaré, levou gancho de dois jogos. Nunes, por sua vez, foi punido com seis.
Nesta quarta-feira (22/3), o Gama pega Luziânia em jogo atrasado da quinta rodada do Candangão, às 20h, no Mané Garrincha. O alviverde é o segundo colocado do campeonato, com 20 pontos, um a menos do que o líder, o Brasiliense.