Uma ação conjunta da Polícia Militar, Novacap, Corpo de Bombeiros e Administração de Águas Claras começou, nesta quinta-feira (16/3) a desocupar os prédios abandonados da região. A ação teve início às 8h e terminou às 14h, mas continua na sexta-feira. A previsão é de que mais oito prédios sejam desocupados.
De acordo com a administração regional, a maior parte dos prédios está ocupada por moradores de rua. A tenente Priscila Galvão da Polícia Militar relata que os ocupantes não ofereceram resistência. "Foram encontradas tesouras no local. No entanto, não havia armas de fogo", completa.
O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras, Roman Cuattrin, afirma que a medida é benéfica, mas pouco eficaz a médio prazo. "O que o governo fez hoje foi deixar a casa limpa para eles voltarem semana que vem. Em 10, 15 dias vai estar tudo igual", opina. Para ele, a solução permanente seria isolar os prédios abandonados até que as obras sejam retomadas ou que as construções sejam implodidas.
Cuattrin acrescenta que a ação desenvolvida hoje foi voltada para medidas de saúde, recolhimento de lixo e verificação da água.
A associação de moradores começou a denunciar os prédios abandonados em julho 2015.