Jornal Correio Braziliense

Cidades

Brasília desfila bloco de carnaval adaptado para crianças com deficiência

O bloquinho Bom para Todos leva crianças e adultos com síndrome de Down e outras limitações cognitiva para curtir o carnaval



Neste carnaval Brasília desfilou o primeiro bloquinho de carnaval adaptado para crianças com síndrome de Down e outras dificuldades cognitivas. A folia atraiu dezenas de pessoas no parque Vivencial II, no Lago Norte, na tarde deste sábado (18/2). Idealizado pela psicóloga, Carolina Passo, 27 anos, o bloco Bom para Todos contou com música em um volume mais baixo e brincadeiras focadas no estímulo ao desenvolvimento.

[FOTO886345]

[SAIBAMAIS]A festa começou às 14h e está prevista para acabar 18h. Na programação do bloquinho, estavam a apresentação do grupo Lagartixa Chorosa e um desfile de fantasias. De acordo com a organização do evento, a adaptação sonora é um dos principais diferencias do Bom para Todos. Ao lado do estacionamento, próximo ao parquinho, foi montado um espaço de ;conforto sonoro;, que ficará afastado da banda.

Leia mais notícias em Cidades

Além disso, a organização recomendou aos foliões que não levassem apitos, balões ou quaisquer instrumentos que possam fazer barulhos estridentes. Segundo a psicóloga, a experiência de carnaval não só pode aproximar a sociedade desses meninos como ajudar no tratamento deles. "A receptividade do público é algo empoderador para eles, que entendem o olhar e a estranheza com que muitas vezes são recebidos. A habilidade social, sem dúvida, seria aprimorada;, diz Carolina Passo.