Jornal Correio Braziliense

Cidades

Trânsito na Esplanada é bloqueado para visita do presidente Argentino

Quatro vias ficaram fechadas na tarde desta terça (7), a partir do Itamaraty, no sentido Praça dos Três Poderes, e já estão liberadas

Quatro faixas da Esplanada dos Ministérios, sentido Praça dos Três Poderes, ficaram fechadas, a partir do Pálácio do Itamaraty, no começo da tarde desta terça-feira (7/2), para a visita oficial do presidente da Argentina, Maurício Macri. Ele encontrou o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. As vias já estão liberadas.
Leia mais notícias em Cidades

O líder argentino e o presidente Michel Temer assinaram termos em busca de ampliar a cooperação entre os dois países e o fortalecimento do Mercosul, e sinalizaram que pretendem trabalhar mais próximos durante este ano, quando os dois países presidirão o bloco - a Argentina no primeiro semestre, e o Brasil, no segundo.
O presidente argentino destacou que, de forma conjunta, os dois países pretendem trabalhar complementando as capacidades e reduzindo os obstáculos para o livre comércio. Nesse sentido, Temer e Macri enviaram uma carta ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pedindo a realização de estudos sobre viabilidade de criação de uma agência para a convergência regulatória de Brasil e Argentina. Ambos também assinaram um plano de ação para dinamizar as relações entre os dois países.
Temer também destacou a intenção de trabalhar em conjunto com Macri neste semestre e no próximo durante as presidências pró-tempore dos dois países ao longo de 2017. "A resposta para as relações entre Brasil e Argentina é mais cooperação e integração", afirmou Temer. "A cooperação técnica ao Mercosul que serão tratadas nesse encontro será também cada vez maior com América do Sul, com o México e com a Aliança Transpacífico", disse.