As vendas nas liquidações do início do ano caíram 2% no Distrito Federal em comparação com janeiro do ano passado. Os dados são do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) que acrescenta que esse é o pior resultado aferido pela entidade nos últimos 10 anos para o período.
O presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, afirmou que a queda ocorreu porque os consumidores fizeram as compras no período natalino, por causa do pagamento de novembro e de dezembro. ;Como a maioria estava com dinheiro, compraram presentes para o Natal e muitos não foram às liquidações do primeiro mês do ano;, explicou.
Alguns empresários atribuem o resultado negativo a compromissos financeiros do começo de ano dos consumidores, como compra de material escolar, matrícula e pagamento do IPVA e IPTU.
As lojas ainda estão em período de liquidação e vendendo produtos com abatimentos de até 70%. Ainda de acordo com o Sindivarejista, os setores mais procurados por consumidores são os de roupas, calçados e eletrodomésticos.