[SAIBAMAIS]Sobre o possível ataque de 1976, as informações são vagas. Tratam somente de um alerta enviado pelo governo de Israel a todas as suas representações diplomáticas e do reforço da segurança das Forças Armadas do Brasil à Embaixada de Israel em Brasília.
Quanto ao plano de 1989, atribuído ao Hezbollah, há um amplo e detalhado relatório, incluindo nomes e fotografias de suspeitos e telegramas originais trocados entre Israel e Brasil. Em meio à investigação, policiais federais brasileiros constataram que um dos supostos terroristas estava no país.
Telegrama enviado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil à Polícia Federal e ao secretário de Segurança Pública do DF, em 16 de agosto de 1989, alerta que um terrorista d o Hezbollah está ;em vias de ingressar no país (o Brasil) com vistas a cometer atentado contra aquela missão diplomática e seus membros;. Na mesma mensagem, o Itamaraty alerta sobre a presença de ;outro terrorista; em solo brasileiro. Diante de tal cenário, o MRE pede reforço ;urgente; na segurança em volta da Embaixada de Israel e das residências do embaixador e de quatro diplomatas israelenses.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique