Na manhã desta terça-feira (31/1), o funcionário público Henrique Fernandes, 39 anos, levou um susto ao abrir uma embalagem de barra de cereal e encontrar o produto contaminado com insetos. "Vi uma teia, tirei mais a embalagem e vi o bicho, e um casulo", contou ao Correio.
Fernandes conta que entrou em contato com a empresa, que ofereceu a troca do produto. No entanto, o consumidor não aceitou e afirma que não tem mais confiança na higiene do alimento. "A fábrica tinha que ter um ambiente estéril, livre de qualquer contaminação. Acho que esse é um descuido grande", argumenta.
A empresa do ramo alimentício Nutrimental, com sede em São José dos Pinhais (PR), dona da marca de barras de cereal Nutry, afirmou que ocorrências como esta são eventuais. "Produtos a base de cereais são passíveis de ter esse tipo de infestação", disse a representante da empresa Tays Defaveri, que afirma que a infestação ocorre fora do estabelecimento.
De acordo com a empresa, o procedimento nesses casos é coletar o material e enviar para um laboratório especializado, que pode determinar em que ponto da cadeia de distribuição o produto pode ter sido contaminado.
Veja a nota da empresa na íntegra:
Veja a nota da empresa na íntegra:
"O procedimento da empresa em casos de reclamções é efetua ro recolhimento do material junto ao consumidor para análise em laboratório especializado, externo à indústria, pois amostras com suspeitas de quaisquer tipos de contaminação não podem retornar à empresa, prezando pela segurança da área fabril.
A respeito do questionamento sobre a ocorrência deste tipo de não conformidade, infelizmente é possível que eventualmente ocorra durante a cadeia de distribuição, caso o produto seja armazenado de forma divergente àquela recomendada pelo fabricante, especialmente se em contato com grãos em geral, contaminados com tais insetos de grãos armazenados.
E ainda, salientamos que estamos em contato com o consumidor, e as devidas providências para averiguação do ocorrido já estão em andamento."