Jornal Correio Braziliense

Cidades

Bancos de leite do DF estão em níveis de alerta e precisam de doação

Mães que estiverem amamentando podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para receber o kit de coleta

Os Bancos de Leite Humano do Distrito Federal em níveis de alerta por falta de doações. Os hospitais regionais de Santa Maria, de Ceilândia, do Gama, de Taguatinga e de Brazlândia são os mais carentes de doações.

Normalmente, em dezembro, o número de doações cai. "Muitas mães viajam ou têm filhos mais velhos, que precisam cuidar nesse período de férias, e acabam não tendo a oportunidade de doar o leite materno;, afirma Miriam Santos, coordenadora dos Bancos de Leite da Secretaria de Saúde.

Segundo ela, mesmo com a constante necessidade de arrecadação de leite o que surpreendeu é que no ano passado somente em agosto a meta mínima, de 1,5 mil litros, foi atingida. Por conta da baixa, os bancos não conseguiram fazer estoque de crise.
Ela destaca que cerca de 150 pacientes, alguns deles prematuros, dependem dos bancos de leite diariamente para sobreviver. A Secretaria de Saúde chegou a remanejar leite dos bancos mais abastecidos para os mais carentes.

Para doar, as mães precisam fazer um cadastro pelo 160, opção 4. O Corpo de Bombeiros entra em contato para agendar uma visita e levar o kit de coleta.

Para doar

Quem pode doar? Qualquer mãe que estiver amamentando.
Como? Ligue para o 160 opção 4 e faça um cadastro.
Mais informações pelo site Amamenta Brasília.
Assista ao vídeo com orientações para doadoras
[VIDEO1]