Jornal Correio Braziliense

Cidades

GDF aguarda enquete para decidir sobre funcionamento do Eixão do Lazer

Consulta estará disponível até segunda-feira (30/1). Dependendo do resultado, governo pode estender a medida de deixar o Eixo fechado até as 19h no domingo para 19 de fevereiro. Para participar, é necessário acessar o portal do GDF

O Eixão tornou-se parte da vida do brasiliense. É ali que muitos pais ensinam os filhos a conduzir uma bicicleta, amigos encontram-se para andar de skate e moradores aproveitam para dar aquela corridinha do final de semana. Geralmente, a via fecha aos domingos e feriados, das 6h às 18h. No entanto, desde 1; de janeiro, uma enquete está sendo feita para saber se a população aprova a mudança de horário, do período de interdição para carros, no horário de verão. A nova medida quer que nesse período do ano, a interdição seja das 7h às 19h. A pesquisa acaba na próxima segunda-feira (30/1), por isso, quem é a favor da medida deve ficar atento.
Leia mais notícias em Cidades

Para participar do levantamento, é necessário acessar o portal do governo de Brasília e responder à pergunta. ;Você quer que o Eixão do Lazer funcione durante todo o horário de verão das 7 às 19 horas?;. O resultado será divulgado na próxima terça-feira (31).

Em nota, apresentada pela Casa Civil, a informação é de que ;caso o resultado seja favorável, a mudança, que está em fase de testes desde o primeiro domingo de 2017 e seguiria até terça (31), será prorrogada até 19 de fevereiro;. A proposta valerá durante o horário de verão dos próximos anos. Em 2017, o período começa no terceiro domingo de outubro, finalizando no quarto de fevereiro do ano seguinte.

O secretário adjunto de Relações Institucionais da Casa Civil, Igor Tokarski, conta que a decisão foi tomada com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). As instituições tomaram como base, demandas e sugestões de moradores. ;A população tem a oportunidade de dar a sua opinião e esperamos que ela participe;, finaliza Tokarski.