Jornal Correio Braziliense

Cidades

Acesse o mapa interativo com informações sobre o racionamento de água no DF

Sistema foi lançado nesta quinta-feira (26/1) pela Caesb e mostra as datas do rodízio e em que fase do plano de racionamento de água cada região está


Mapa interativo lançado nesta quinta-feira (26/1) permitirá que os moradores do DF confiram as datas do rodízio e em que fase do plano de racionamento de água cada região está. O sistema é disponibilizado pela Caesb e pode ser acessado por qualquer dispositivo eletrônico - computador, tablet ou smartphone.
O consumidor pode selecionar no calendário a data desejada e, a partir dessa informação, o sistema apresenta um mapa com as regiões marcadas em vermelho (interrupção do abastecimento), em amarelo (sistema em estabilização) e verde (sistema estabilizado).
Leia mais notícias em Cidades
O usuário também pode fazer a pesquisa por endereço ou inscrição da conta de água. Ao clicar sobre o setor, aparecem as informações detalhadas da região. Há também a opção de compartilhar o mapa nas redes sociais e de imprimi-lo.
Segundo a Caesb, as atualizações do mapa serão feitas sempre às quintas-feiras, com as informações para os próximos oito dias - de domingo a domingo. A pesquisa por datas anteriores também é possível. Acesse o mapa interativo com o plano de rodízio do racionamento.

Início do racionamento

O racionamento de água no DF começou em 16 de janeiro para as regiões abastecidas pela Bacia do Rio Descoberto. A medida afeta 1,8 milhão de pessoas na capital federal, o equivalente a 65% da população. O níveis do reservatório ficaram vários dias em patamares críticos, abaixo de 20%. Na última medição da Adasa, às 13h30 desta quinta (25), o nível ficou em 22,71%.
Nesta sexta-feira (27), ficarão sem água os moradores de Taguatinga Norte (exceto QNJ, QNL e QNN), Concessionárias e Águas Claras (zona alta). O rodízio e a cobrança de taxa extra para consumo excessivo ainda não têm data para acabar.