Jornal Correio Braziliense

Cidades

Funcionários retomam a limpeza urbana do DF após paralisação

Terceirizados decretaram greve após atraso dos salários e benefícios. Empresas firmaram o compromisso de repassar os valores aos servidores até a próxima quinta-feira (12/1)

Os funcionários da limpeza urbana do Distrito Federal retomarão as atividades na noite desta segunda-feira (9/11), a partir das 19h. O acordo entre os trabalhadores, das empresas Sustentare e Valor Ambiental, e o SLU, ocorreu em uma reunião nesta tarde. No encontro, as terceirizadas firmaram o compromisso de repassar os valores referentes ao salário e ao tíquete alimentação aos servidores até o meio-dia da próxima quinta-feira (12/1).
Leia mais notícias em Cidades

Os encarregados pela limpeza urbana haviam decretado paralisação imediata na manhã desta segunda-feira, em razão do atraso dos salários e benefícios, que deveriam ter caído na conta na última sexta-feira (6/1). O Sindicato de Limpeza Urbana do DF (Sindilurb) chegou a informar que cerca de cinco mil funcionários estariam de braços cruzados.

Em nota, o SLU alegou estar em dia com as empresas, posto que cláusulas contratuais estabelecem o prazo de 30 dias após o recebimento da fatura para efetuar o pagamento. O órgão informa, ainda, que os serviços prestados em dezembro foram parcialmente pagos ainda no mesmo mês.

O Correio contatou as terceirizadas, mas não obteve retorno até o momento. A média mensal repassada à Sustentare é de R$13.352.191,77 e à Valor Ambiental, de R$ 13.562.701.