Walder Galvão*
postado em 09/01/2017 08:28
Um funcionário da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) encontrou um jovem de 17 anos enforcado em um dos quartos da instituição na tarde deste domingo (8/1). O interno estava desmaiado, no chão, com um lençol ao redor do pescoço. Ele recebeu os primeiro socorros, mas não resistiu e morreu no hospital.
A polícia suspeita que outros dois internos, de 15 e de 17 anos, tenham cometido o crime. Eles estavam no quarto com a vítima quando o funcionário a encontrou enforcada.
A família do adolescente morto foi informada sobre o caso e está sendo atendida pela equipe de assistência social da UISM, segundo a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
O Ministério Público e a Vara da Infância também acompanham o caso. O sistema tem capacidade para 873 internos, mas conta com 793. Por questões de segurança, o efetivo da unidade não pode ser informado.
Policiais civis interrogaram os suspeitos na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Após prestaraem depoimento, seguiram para a Unidade de Internação Inicial (UAI). O caso ainda está sob investigação.
[SAIBAMAIS]Este não é o primeiro caso de morte registrado nas Unidades de Internação do Distrito Federal. O sistema conta com um histórico de adolescentes que foram assassinados dentro das instituições. Em 2015, 20 infratores fugiram da unidade de Santa Maria.
*Estagiário sob supervisão de Renato Alves