Para quem vive atrás de descontos, este pode ser o melhor momento para ir às compras. Após as festas de Natal e ano-novo, as empresas chegam a oferecer descontos de até 70%. Mas é preciso ficar atento para não cair em armadilhas ou se endividar desnecessariamente.
Grande parte das promoções deve ocorrer a partir da segunda semana de janeiro. Mas algumas empresas aproveitaram a entrada de 2017 para reduzir preços. A diretora da Fnac do ParkShopping, Alliny Oliveira afirma que itens de diversas categorias sobraram das vendas natalinas. ;Temos produtos para todos os públicos, com preços bem menores que o normal. Aqui na loja, é possível ter até 80% de desconto em eletrodomésticos, livros, CDs e DVDs. O consumidor está cada vez mais exigente e quer um desconto real.;
Segundo dados divulgados pelo Serasa Experian, na semana do Natal (18 a 24 de dezembro de 2016), as vendas do varejo caíram 4% em todo o país, em relação à mesma semana de 2015. Esse foi o segundo pior desempenho do varejo desde a criação do indicador, em 2003. O recuo deixou as lojas com muitos produtos em estoque, que devem ser vendidos para manter o caixa da empresa.
O assessor econômico da Fecomércio DF, José Eustáquio, acredita que este momento é benéfico para o consumidor, que encontra preços mais acessíveis, e também para o comércio, que pode cobrir uma eventual queda nas vendas de Natal. ;Vivemos uma crise que está se arrastando. Isso força o comerciante a dar descontos e agradar quem chega até seu estabelecimento. As empresas precisam vender para reaver o dinheiro perdido em caixa.;
Quem aproveitou o momento de descontos foi o aposentado Aldo Nishi, morador de Água Claras. Ele resolveu ir ao shopping para comprar apenas uma camisa. Mas ao ver a quantidade de promoções, o consumidor encheu as sacolas e comprou bem mais que o previsto. ;Nesta época é melhor para ir as compras, pois está tudo mais barato. Além do preço menor, as lojas ficam mais vazias e com mais comodidade. Eu ia comprar apenas uma camisa. Mas acabei saindo da loja com os braços cheios de sacolas. Achei melhor comprar agora, pois depois posso não encontrar por esse preço;, destaca Nishi.
Além da redução nos preços dos eletrodomésticos, livros e serviços, algumas lojas oferecem promoções no mobiliário completo. Esse é o caso da loja Tok & Stok localizada no Casa Park, que vai reduzir em até 70% o valor dos móveis e aproveitar para vender alguns itens que estão guardados. O gerente geral da empresa, Gilberto Ferreira, afirma que esse tipo de ação ocorre todos os anos. ;Vamos aproveitar para reduzir o valor de móveis e itens para toda a casa. Alguns artigos estão com pequenos danos e vamos aproveitar para vender a um preço bem abaixo do custo inicial. O varejo já oferece esse tipo de promoção tradicionalmente nesta época do ano. Aqui na loja nós temos um incrimento de até 20% nas vendas. Isso é bom para o cliente e também para a empresa;, ressalta.
A matéria completa está disponível
aqui, para assinantes. Para assinar, clique
aqui