Jornal Correio Braziliense

Cidades

Criminosos explodem caixa eletrônico em Taguatinga e fogem em seguida

Três homens são suspeitos de instalar e acionar os dispositivos de explosão. Eles fugiram do local sem levar nenhuma quantia

Histórico de crimes

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social (DDP-DF) informam que, de janeiro a 21 de novembro do ano passado, foram registradas 30 ocorrências de arrombamento de caixas eletrônicos no Distrito Federal. Dessas, 26 foram de furto, sendo 19 consumados e sete tentativas; e quatro foram de roubo, sendo dois consumados e duas tentativas. Em todos os casos, os autores utilizaram explosivos, maçaricos ou outros meios de arrombamentos.
Nesse período, a região que mais apresentou registros foi o Plano Piloto, com oito casos no total. Desses, sete foram de furto ; sendo cinco consumados e duas tentativas ; e um de roubo consumado. A segunda região com mais registros foi o Setor de Indústria e Abastecimento, com quatro casos de furto consumados.

Operação Specchio

Para desarticular organizações criminosas envolvidas em explosões de terminais bancários, a DRF promove a Operação Specchio (espelho, em italiano), nome escolhido em função de os criminosos colocarem dois explosivos nos caixas eletrônicos, um em cada lado, de forma espelhada.