No primeiro dia de resgate dos créditos do Nota Legal de 2017, 44.396 usuários fizeram indicações para abatimento no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O número é recorde e mais do que o dobro do registrado nos últimos dois anos pela Secretaria de Fazenda. No ano passado, 17.305 fizeram a solicitação na abertura do programa. Em 2015, foram 20.608. Iniciada na quarta-feira (4/1), a indicação vai até 31 de janeiro.
[SAIBAMAIS]O horário com mais acessos simultâneos ocorreu por volta das 19h30. Nesse período, 13,5 mil pessoas navegaram no portal ao mesmo tempo. Os outros momentos de pico foram registrados pela manhã, próximo às 9h, e no intervalo do almoço, às 13h. Os problemas de lentidão foram pontuais, segundo os registros.
Apenas 1% ; 438 ; das tentativas no portal passaram por algum tipo de instabilidade na área restrita do programa, enquanto as demais ; 43.958 ; ocorreram sem problemas para emitir os documentos de arrecadação. Os mais de 44 mil usuários que indicaram os créditos no primeiro dia representam 10% dos consumidores aptos a fazer o resgate no Nota Legal.
A conversão do bônus em dedução dos tributos é feita pelo site do Nota Legal. Para ter acesso ao benefício, o cidadão não pode estar em débito com o governo de Brasília. Basta ter em mãos os números do CPF, do Renavam do veículo (se for indicar para o IPVA) ou da inscrição do imóvel (no caso de indicar para IPTU), e a senha de acesso ao Nota Legal.