Após um dezembro com chuvas abaixo da média, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também não registrou precipitações nos dois primeiros dias de 2017. Caso se cumpra, a previsão para esta terça-feira (3), pode mudar um pouco o clima em algumas regiões do Distrito Federal. A expectativa é que o dia varie de nublado a parcialmente nublado com pancadas e trovoadas em áreas isoladas.
Leia mais notícias em Cidades
A temperatura ficou em 17;C na madrugada e pode chegar a 33;C no período da tarde. A umidade do ar deve variar de 90 a 25%. A previsão para esta quarta é semelhante: pancadas de chuva com trovoadas isoladas e temperatura variando entre 17;C e 32;C, e umidade indo de 90% a 40%. O meteorologista Mamedes Luiz Melo explica que a estiagem no meio do período das chuvas é comum, mas, chama mais atenção este ano por conta da crise hídrica iniciada em 2016.
Esse período sem chuva dentro da estação chuvosa a gente chama de veranico e é comum. Se destaca mais por conta da crise hídrica. A estação chuvosa passada ficou abaixo da média e isso prejudicou o nível do reservatório. É uma coisa que vem lá de trás. E as chuvas até agora não foram suficientes. Dezembro ficou abaixo da média, mas esperamos que janeiro fique dentro da média. E tem tudo para acontecer;, avalia o especialista.
Reservatórios
Segundo as medições diárias da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o reservatório do Descoberto 21,73% do volume útil na tarde desta segunda (2). Na manhã de ontem, a cota estava em 21,81%. O reservatório de Santa Maria manteve-se estável no período, em 42,39%, mas caiu em relação ao primeiro dia do ano, quando marcava 42,49%.No último mês de 2016, o Inmet registrou 141,1 milímetros de chuva por metros cúbicos, quando o esperado para a região era de 246mm. A média de precipitações para o período ficou 37,4% abaixo do esperado.