O GDF disponibilizou uma enquete e uma consulta pública para a população opinar nas mudanças na orla do Lago Paranoá, que deverá ser revitalizada. Os questionários estarão no ar até 8 de janeiro e os brasilienses poderão participar de decisões envolvendo a criação de banheiros públicos, de parque infantis, de sombreiros, de praças, de restaurantes e de quiosques, por exemplo.
[SAIBAMAIS]Para participar não é necessário se cadastrar, basta acessar o site do projeto Orla Livre. São 15 perguntas, sendo a primeira sobre a região administrativa que o internauta mora. Também há questões sobre os hábitos, quais equipamentos públicos e serviços deseja no local e sobre mobilidade.
Outra forma de participação popular é a consulta pública virtual. Nesse caso, deve-se preencher cadastro on-line. Nele, são requisitados dados básicos: nome, CPF, e-mail, região administrativa e profissão, para pessoas físicas. Para pessoa jurídica, pedem-se: razão social, CNPJ, e-mail, região administrativa e ramo de atuação.
Na consulta, está a minuta do termo de referência para propostas de um plano urbanístico e paisagístico para a orla do Lago Paranoá. O documento fará parte de um edital de concurso público internacional, o Masterplan, que vai propor a forma de ocupação e a configuração da paisagem, além de possibilidades de utilização do espelho d;água.