Hoje é um dia muito especial. Véspera do Natal tem muita comida gostosa, presentes, luzes coloridas, brincadeiras em família e decoração para alegrar e promover a união. Mas, em meio a essa festividade, é importante não se esquecer do verdadeiro espírito natalino. A ocasião representa o nascimento do menino Jesus para o cristianismo. Por isso, remete a sentimentos extraordinários e universais, como amor, união, solidariedade e compaixão. Mas o que é o espírito do Natal? O Super! conversou com cinco crianças, e elas contaram o que significa, para elas, o sentimento natalino. Cada uma tem o próprio jeitinho de festejar, mas a importância da união é unânime.
Guilherme Freitas Martins, 10 anos, por exemplo, está em Cancún, no México, com os pais, o avô, a irmã, tios e primos.
; Não sei como eles comemoram em Cancún. Acho que vamos passar a noite comendo pizza, mas eu não me importo nem um pouquinho: o importante é estarmos juntos.
Esta será a primeira vez que os familiares de Maria Clara Mette Tauil, 11, vão se reunir com outra família para celebrar o Natal. A ceia será em Vitória (ES).
; Não sei se eles comemoram da mesma forma que a gente. Mas acho que celebram como nós, porque o Natal significa a mesma coisa para todos: o nascimento de Jesus. Será interessante conhecer a cultura de outra família, disse Maria Clara.
João Vitor Assunção, 11, está preparado para receber a família toda em casa. Os parentes chegaram de Uberlândia (MG), e o garoto está muito animado:
; Eu gosto do Natal porque reúne a família ; e boa parte mora fora.Eu e meus primos passamos a noite inteira brincando.
Natal para mim é;
1 - João Vitor Assunção, 11 anos
; É um dia especial, nem sempre conseguimos passar tempo com toda a família junta. Muita gente que mora fora vem pra cá e passa a noite inteira brincando. É muito legal! Nós costumamos comer peru que a minha avó faz ; muito gostoso ; e fazer amigo da onça. Nos divertimos muito. Eu sempre torço para ser o último na brincadeira! Isso é o que eu amo: passar tempo com a família.
2 - Leonardo Knust de Sousa, 10 anos
; Estou bastante animado, vai ser muito legal. Vai ter presente, todo mundo estará reunido, a minha parte favorita é que todos separam uma data para festejar juntos. Durante o resto do ano, as pessoas não têm muito tempo umas para as outras, ficam sempre trabalhando. O espírito natalino é reunir a família e celebrar o nascimento de Jesus.
3 - Guilherme Freitas Martins, 10 anos
; A maioria da minha família não mora aqui, e, no Natal, a gente faz a refeição, celebra e reza junto, faz amigo-oculto e depois abre os presentes. O que eu mais gosto é que separamos um tempo para discutir e comentar os assuntos do ano. Como não vivenciamos o que acontece em conjunto, é bom conversar e relembrar o que passou. Isso me faz me sentir bem e alegre. Ter quem eu amo por perto é o mais importante.
4 - Paulo Roberto dos Santos, 10 anos
; Eu gosto muito desta época, porque é quando a família se reúne. Eu quase não vejo meus tios e primos. Então, Natal, para mim, significa ficar junto das pessoas queridas. Nós conversamos, comemos e brincamos. O espírito natalino é união.
5 - Maria Clara Mette Tauil, 11 anos
; O Natal é especial porque acontecem duas coisas muito boas. A primeira é o nascimento de Jesus. Na Igreja Católica, da qual participo, a data significa muito. A segunda é celebrar esse dia com quem a gente ama.
* Estagiária sob supervisão de Ana Sá