Deborah Fortuna
postado em 18/12/2016 08:01
Trocadilhos costumam ser infames, mas, neste caso, vamos justificá-los. Em vez de bom velhinho, chamaremos de bons velhinhos os personagens desta reportagem. Em vez de esperados, como os barbudos grisalhos que fazem suas andanças nesta época de canto em canto, aqui são eles que esperam. Arrumam-se com suas melhores roupas para aguardar as festas, os corais, as ceias, os presentes e as presenças, que chegam em forma de abraços, sorrisos, companhias, nem sempre em quantidades generosas. Estão também na expectativa de dias prósperos, que sejam plenos, com todas as necessidades atendidas. Para isso, o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho, precisa de sua solidariedade. Ele merece. Por isso, é o primeiro da série de reportagens que o Correio tradicionalmente publica perto do Natal.
Quem passa por lá já pode conferir a decoração caprichada, com luzes de natal penduradas nas árvores, iluminando o jardim. Até as tradicionais casinhas no quintal servem de espaço para dar abrigo à exposição de presépios e à casa do Papai Noel, que alegram os moradores do lugar. Como manda a tradição, não vai faltar festa para este fim de ano. Os 70 idosos que vivem no lar estão se preparando para receber muitas visitas nesse período e também assistirem à sexta edição das famosas cantatas natalinas, que já estão com datas marcadas. Os espetáculos começaram em 26 de novembro, às 19h30, e vão até 22 de dezembro, às 20h. Durante essa temporada, os corais e grupos se apresentam voluntariamente, totalizando 14 apresentações. O convite também se estende a pessoas da comunidade que quiserem apreciar as cantigas.
A festa é muito importante, tanto para que eles possam fazer uma confraternização, quanto para receberem visibilidade. Para Maria Jaci, de 70 anos, o Natal nunca passa despercebido na casa. É sempre muito alegre e divertido. Moradora desde 2012, é o terceiro ano consecutivo que ela passa a noite no Lar, em vez de sair com os parentes. Mas isso não é problema para ela. Inclusive, Maria Jaci deixa bem claro que é isso que eles são lá dentro: uma família. ;Aqui, todo mundo é amigo de todo mundo;, declara.
Além das festas de Natal, o Lar conta com outras ações para chamar a atenção da comunidade. As atividades de artesanato dão vida a objetos que a população pode adquirir, como agendas e vasos de plantas. Feitas com a ajuda dos próprios idosos e de voluntários, os materiais são vendidos para ajudar nos custos do lugar. Além das artes, os moradores também podem participar dos projetos de música e ajudar na plantação de uma horta.
O cultivo de hortaliças, por exemplo, é a atividade preferida do seu Antônio Lisboa Nunes. Ele passa horas colocando terra dentro dos vasos de planta, e amaciando até ficar uniforme. Antes de chegar ali, Antônio costumava trocar óleo de carro em uma mecânica, e diz que entende tudo de veículos. De acordo com ele, sempre foi uma pessoa muito trabalhadora, e não gosta de ficar parado. Para acompanhar o trabalho no Lar, ele gosta de ouvir música ;boa; o dia inteiro. ;Ouço música de velho mesmo. Adoro demais, principalmente sabe de quem? Roberto Carlos;.
[VIDEO1]
[VIDEO1]
Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes
. Existe desde 1981
. Fica na quadra 14, de Sobradinho
. Abriga 70 idosos
. Doe: carne, café, matéria-prima para mingau, entre outros.
Para ajudar
O telefone de contato é: 3591-3039. Os depósitos podem ser feitos na conta: Banco: Banco do Brasil; Agência: 1226-2; Conta: 90.697-2. CNPJ n; 000.627.927/0001-56. Razão Social: Obras Assistenciais Centro Espírita Irmão Jorge.