Leia mais notícias em Cidades
Antônio considerou o aprendizado uma realização em sua vida. ;Agora eu consigo ler tudo. Leio as placas nas ruas e sei assinar o meu nome completo;, garante. O gari conta que quando era criança chegou a frequentar a escola, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Porém, logo deixou o ensino e esqueceu praticamente tudo que tinha aprendido. Com a formação, ele se diz motivado, e pretende continuar estudando.
A professora Williani Carvalho também se emocionou com os resultados obtidos. ;A maioria de nossos alunos não sabia escrever o próprio nome no início do curso. Eu me sinto muito honrada em fazer parte da história dessa turma e lisonjeada de contribuir de alguma forma com todos os meus alunos;, emociona-se.
As aulas de alfabetização aconteceram duas vezes por semana. O curso de alfabetização teve duração de nove meses e carga horária de 270 horas de aula. Diferente da turma de 2014, que formou apenas com sete alunos, dessa vez os garis puderam estudar no horário do trabalho, o que incentivou os beneficiados. Após a entrega dos diplomas, os alunos serão encaminhados à rede pública de ensino.
Estatísticas de leitura
Um levantamento feito pelo Departamento Pessoal da Sustentare aponta que dos 2,5 mil garis da empresa, cerca de 60% deste total são analfabetos ou não concluíram o ensino primário. ;Além de proporcionar uma vida mais digna, a alfabetização é muito importante para aumentar o engajamento dos funcionários no trabalho, ampliar as chances de promoção, e diminuir os riscos de acidentes;, considera o presidente da Sustentare Saneamento, Adilson Martins .A empresa financiou toda a alfabetização dos estudantes, montou a estrutura do curso e ainda vai oferecer as roupas de gala da formatura para os alunos. A empresa Embelleze também colaborou, e ofereceu os penteados e maquiagens dos formandos. A festa, promovida pela UCB, ainda contará com banda de música, comida e bebidas.