Jornal Correio Braziliense

Cidades

Posto Comunitário de Segurança da PM é incendiado em Samambaia Sul

A unidade estava desativada e ficou totalmente destruída. Não houve feridos e a polícia investiga os fatos

Moradores da Quadra 512/514 da Samambaia Sul ficaram assustados com mais um ataque a um Posto Comunitário de Segurança (PCS) da Polícia Militar, na madrugada deste sábado (3/12). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 0h50, as primeiras chamas foram vistas no local. A unidade estava desativada e ficou totalmente destruída. Não houve feridos.

Leia mais notícias em Cidades

A corporação direcionou nove militares para o combate ao fogo. Segundo os bombeiros, devido o material altamente combustível houve uma rápida propagação das chamas. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar. A 32; Delegacia de Polícia (Samambaia Sul) investiga os fatos.

Dos 131 postos construídos desde a criação do projeto em 2008, 33 foram alvos de ataques criminosos, segundo a Polícia Militar. Somente neste ano foram nove atacados. As unidades foram construídas em pontos estratégicos de várias regiões administrativas para garantir a segurança da comunidade. Cada uma equipada com computador, telefone e torre de controle. Tudo isso ao custo de cerca de R$ 13 milhões aos cofres públicos. Porém, mesmo com os altos investimentos, com o tempo, as instalações caíram em desuso e passaram a ser atacadas pelos bandidos.

O projeto da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) é que, os postos comunitários desativados sejam futuramente usados para outras finalidades, a exemplo de alguns que serão transformados em salas de aulas para a Escola de Música de Brasília (EMB).