Jornal Correio Braziliense

Cidades

Nascidos em Brasília já são 54,3% da população, mostra pesquisa do IBGE

A curva entre os naturais do DF e os migrantes começou a se inverter em 2010 e, desde então, a proporção de brasilienses vem crescendo. Atualmente, já são 54,3% da população, ou seja, 1,5 milhão de pessoas

Mais da metade da população do Distrito Federal nasceu na capital da República, apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada na manhã desta sexta-feira (25/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A curva entre os naturais do DF e os migrantes começou a se inverter em 2010 e, desde então, a proporção de brasilienses vem crescendo. Atualmente, já são 54,3% da população, ou seja, 1,5 milhão de pessoas.

O crescimento no número de nascimentos no DF e a retração da migração contribuem para a inversão da curva de relação entre os migrantes e os brasilienses. Entretanto, a unidade da federação continua com o maior percentual de pessoas não naturais (45,7%). Em seguida, vem os estados de Roraima (44,4%) e Rondônia (42,6%). Para Michella Paula Cechinel Reis, supervisora de documentação e disseminação de informações do IBGE-DF, o que chama a atenção é o fato de as mulheres serem as principais migrantes à capital. ;O que demonstra que as mulheres estão mais ousadas, procurando empregos melhores e os salários mais altos que a capital pode aparecer;.

Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco, assim como em 2014, foram os estados com as menores participações de pessoas não naturais em 2015 (4,1%, 4,2% e 6,6%, respectivamente).