Jornal Correio Braziliense

Cidades

Sindicato cria comissão para fiscalizar agentes da PCDF em cargos no GDF

Além disso, categoria escreverá carta direcionada ao governador, Rodrigo Rollemberg, e ao presidente da República, Michel Temer

O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) se reuniu em ato na Câmara Legislativa na tarde desta quarta-feira (16/11). Representantes da categoria, que chegaram ao local por volta das 13h30, encontraram deputados, fizeram assembleia e decidiram pela entrega de uma carta ao governador do DF, Rodrigo Rollemberg, e ao presidente da República, Michel Temer, além da criação de uma Comissão de Ética para fiscalizar agentes que ingressarem em cargos de chefia no Governo do Distrito Federal.
Leia mais notícias em Cidades
A Comissão de Ética da categoria será assumida por dois diretores da corporação e quatro oficiais sindicalizados. O segmento investigará policiais que assumirem os cargos de chefia entregues ao governo de Brasília durante os últimos meses como forma de apoio à Operação PCDF Legal. A penalidade aos envolvidos pode chegar à expulsão do Sindicato. O presidente do Sinpol, Rodrigo Franco, afirmou que a instauração da Comissão é necessária para manter o posicionamento estabelecido pela maioria dos policiais.

Outra medida anunciada pela categoria durante a tarde foi a entrega de uma carta, assinada por 24 deputados distritais, informando um panorama da situação da Polícia Civil no DF. O documento será entregue ao governador e ao presidente.

Desde julho, os policiais civis estão em operação PCDF Legal. Os integrantes exigem melhores condições de trabalho e a manutenção da equiparação salarial com a Polícia Federal, que poderá receber um reajuste de 37%, escalonado ao longos dos próximos quatro anos.

Colaborou Ana Viriato