Adolescentes que cumprem medidas socioeducatovas utilizaram facas artesanais para manter funcionários reféns numa tentativa de fuga. Os adolescentes da Unidade de Internação de Santa Maria, começaram a ação na última quarta-feira (2/11), no momento em que eram transferidos do pátio onde ficam durante o banho de sol para a ala dos quartos.
As armas teriam sido fabricadas a partir do ferro tirado da estrutura das paredes e pedaços de cobertas ou roupas. Durante a transferência um dos garotos com a faca na mão pediu as chaves. Os sete adolescentes envolvidos na ação, que têm entre 15 e 17 anos, foram encaminhados à ala disciplinar da unidade, segundo a Polícia Civil.
Durante a madrugada desta quinta-feira (3), a unidade foi alvo de mais uma tentativa de rebelião, quando um dos 14 internos do módulo ateou fogo a um colchão. Oito adolescentes e um dos servidores precisaram de atendimento médico devido à inalação de fumaça, de acordo com a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. A Secretaria também informou que os envolvidos na ação foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).