O Governo do Distrito Federal deslocou equipes de áreas diversas para Samambaia, em função dos estragos provocados pela chuva e o vendaval da noite de quarta-feira (19). Em um balanço prévio, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil registrou destelhamentos e quedas de estruturas, de postes e de árvores. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas.
A maioria dos imóveis atingidos fica em Samambaia Sul, onde cerca de mil casas sofreram danos. Todos os moradores tiveram de abandonar suas residências, por causa de risco de desabamento. Até o momento, 6 mil residências continuam sem energia elétrica.
[SAIBAMAIS]As ocorrências se concentraram nas Quadras 419, 511, 315, 115 e 425, onde uma igreja evangélica desabou. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas que estavam dentro do prédio sofreram escoriações pequenas. Os bombeiros fizeram 22 atendimentos emergenciais, incluindo o das duas pessoas que se feriram levemente.
[VIDEO1]
De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), 21.551 imóveis ficaram sem energia elétrica na noite de quarta e madrugada de quinta. Na QR 419, quadra mais afetada, o vento derrubou cinco postes. Também há registro de mais postes e cabos de alta tensão danificados em outros pontos de Samambaia.
Funcionários da CEB trabalharam ao longo da noite de quarta e da madrugada de quinta. A companhia remanejou 32 equipes para atendimentos emergenciais e para a reconstrução das redes danificadas.
[FOTO814303]
Operação conjunta
"Cenas impressionantes"
Após verificar os estragos, Rollemberg avaliou a atuação do governo como rápida e eficiente. ;É importante alertar sobre a necessidade de as construções serem feitas de forma legal e adequada, para que tenham mais resistência em momentos como este;, acrescentou.
Com informações da Agência Brasília