Jornal Correio Braziliense

Cidades

GDF endurece contra grevistas, que reagem fechando o Eixo Monumental

O governador Rodrigo Rollemberg publicou um decreto que prevê, dentre outras coisas, o corte do ponto e até demissão de quem quem insistir em uma paralisação considerada ilegal pela Justiça

As seis faixas do Eixo Monumental no sentido Rodoferroviária estão fechadas a partir do Palácio do Buriti desde às 12h desta sexta-feira (7/10). Elas foram invadidas por servidores do Governo do Distrito Federal. Essa é a reação da categoria às medidas anunciadas pelo Poder Executivo contra os grevistas. Há cerca de 500 pessoas no ato, segundo a Polícia Militar. O bloqueio à via durou, aproximadamente, 15 minutos.
Leia mais notícias em Cidades

Conforme antecipou o blog CB Poder, o governador Rodrigo Rollemberg publicou um decreto com medidas endurecendo contra grevistas. Entre as decisões, há o corte do ponto e até demissão de quem insistir em uma paralisação considerada ilegal pela Justiça. Até o momento, o Judiciário não tomou tal decisão.

Os ânimos esquentaram após o GDF alegar não ter como pagar o aumento para 32 categorias. O benefício foi concedido na gestão anterior, de Agnelo Queiroz. Há, ainda, o risco de o reajuste das categorias ficar apenas para 2017, por falta de recursos neste ano.
Em 26 de outubro, sindicatos de 17 categorias farão uma assembleia unificada, segundo Luiz Negreiros, diretor da Nova Central Sindical de Trabalhadores. ;Na assembleia unificada será definido que, se o reajuste não sair até o 5; dia útil de novembro, vamos começar greve geral;, afirma.