Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) designou 529 funcionários para tomar conta das 94 mesas dos postos ; 129 servidores a menos que em 2014. A quantidade de urnas usadas para registrar a justificativa também diminuiu: caiu de 298, em 2014, para 285, este ano. ;Embora tenha havido uma redução no número de locais, aumentamos a capacidade de atendimento em cada um dos pontos de justificativa;, garante o desembargador do tribunal, Romeu Gonzaga Neiva. Ele estima que cada urna tem condições de atender 450 eleitores, ou seja, mais de 128 mil pessoas no total.
Serviço
Os 11 postos de justificativa restantes ficarão nas asas Norte e Sul, no Paranoá, no Gama, em Sobradinho 1, no Núcleo Bandeirante e em Samambaia, além de na Rodoviária Interestadual e no Aeroporto Internacional de Brasília. Os mesmos locais estarão disponíveis no segundo turno, em 30 de outubro. O horário de funcionamento, nas duas ocasiões, será de 8h às 17h.
De fato, não tem segredo. Para justificar a ausência, é preciso levar um documento oficial com foto ; Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho, entre outros ; e o número do título de eleitor, que pode ser conferido no site da Justiça Eleitoral (www.tse.jus.br). Basta informar o nome, a data de nascimento e o nome da mãe.
Também é recomendável levar o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível no mesmo site. A recomendação de Soutto Mayor para quem quer agilizar o processo é já levá-lo preenchido, mas sem assinatura no pé da página ; o requerimento só deve ser assinado na hora, na presença do mesário. Quem não puder imprimir o formulário não precisa se preocupar, será possível pegá-lo com os funcionários, no posto, domingo.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique.