Jornal Correio Braziliense

Cidades

Adolescentes da Estrutural aprendem música com professores internacionais

O projeto uniu o Brasil, Áustria e Venezuela. No bairro, 60 jovens foram beneficiados

Adolescentes e crianças de baixa renda de um projeto social na Estrutural estão mergulhando no mundo da música. Desde a manhã desta terça-feira (27/9), os estudantes do Instituto Reciclando Sons estão recebendo aulas com músicos renomados do Brasil e da Venezuela. O evento é realizado pela embaixada da Áustria, em Brasília.

Leia mais notícias de Cidades

Os três países se uniram com o objetivo de apoiar 60 jovens músicos da Estrututal, com dicas para vários instrumentos, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O estudante Ijoet Oliveira Borges, de 20 anos, estuda música desde os 18. Passou pelo violino, mas se apaixonou mesmo foi pelas cordas do violoncelo. Ijoet confessa que essa tem sido uma experiência única. ;Estão nos ensinando novas técnicas e trazendo outra perspectiva sobre o universo da música. O que era complicado para mim está ficando fácil;, declarou.

[SAIBAMAIS] O adolescente Falatiel dos Santos, 17 anos, sempre teve fascinação pelo violino. Aos 10, começou a ter interesse pelo instrumento por meio dos tios. Mas apenas aos 14 teve a oportunidade de começar a estudar música no projeto social na Estrutural. ;Essa chance reforça a importância da música na minha vida. Eu quero estudar cada vez mais e, no futuro, prestar um vestibular para música na UnB;, declarou.

O encontro acontecerá até o domingo (2/10), com inúmeras atividades ministradas por cinco músicos da Venezuela e também alguns professores brasileiros. O Instituto Reciclando Sons existe há 15 anos e atende mais de 2.600 alunos.