Jornal Correio Braziliense

Cidades

Falta de energia atrapalha até cerimônia de colação de grau na UnB

O apagão foi causado pelas fortes chuvas que atingiram o DF na tarde desta sexta-feira (23/9)

A falta de energia em vários pontos do Distrito Federal na tarde desta sexta-feira (23/9) atingiu também a Universidade de Brasília (UnB). Estudantes da instituição afirmam que prédios do campus estão sem luz desde 15h. Até uma cerimônia de colação de grau de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que aconteceu no Centro Comunitário da universidade, foi realizada às escuras. O apagão foi causado pelas fortes chuvas que atingiram o DF.

A formatura teve início às 20h, já com a UnB sem luz. Havia iluminação apenas nos banheiros. Os microfones e projetores também funcionavam. Os organizadores do evento chegaram a considerar a possibilidade de adiar o começo para as 21h, mas ficaram receosos de atrasarem a cerimônia e, mesmo assim, a energia não voltar. A colação terminou por volta das 21h30, ainda sem luz. Os formandos mostraram-se descontentes, assim como os fotógrafos que não conseguiram realizar seu trabalho por causa da falta de iluminação.

Outros pontos

Moradores do Cruzeiro e do Sudoeste relatam, diversas vezes, falta de energia na região. Durante a tarde, eles ficaram sem luz por aproximadamente quatro, das 15h às 19h. A energia até chegou a voltar, mas por apenas meia hora, caindo novamente às 19h30.

De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), o serviço de manutenção ainda está sendo feito e a volta da luz por meia hora foi "momentânea". No entanto, o restabelecimento geral de energia deve ser efetuado até as 21h. As quadras afetadas foram a QRSW 1, 2, 6 e 7.

Além do apagão, alguns alagamentos foram registrados. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), na 511 Norte uma enxurrada chegou a arrastar alguns carros. Na ponte do Bragueto, a ventania deixou um poste de energia prestes a cair. Um microcaminhão tombou, em frente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ninguém ficou ferido, em nenhum dos casos, ainda segundo os bombeiros.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para o começo deste fim de semana é dechuvas leves, com trovoadas.