Sequestrada pelo próprio namorado enquanto saía do campus da Universidade de Brasília (UnB) de Ceilândia, uma brasiliense foi salva graças à ação de um policial militar, que conseguiu fazer a leitura labial da jovem, de 19 anos. A moça já havia chegado a Unaí (MG), a 160km da capital, sob domínio do rapaz, quando o tenente Heitor Carneiro de Santoro notou que ela estava em perigo.
Ao Correio, o tenente Santoro explicou como identificou o problema, ocorrido na última terça-feira (20/9). O carro havia sido parado aleatoriamente, em uma blitz, e o policial, um dos responsáveis pela operação, viu que a passageira agia de forma estranha. Ao olhar mais atentamente para a jovem, o PM entendeu que se tratava de um sequestro: "Ela dizia bem discretamente: ;Me ajuda;".
Longe do agressor, a jovem contou que o homem era seu namorado e que teria a sequestrado quando ela saía da aula. "Ela disse que estava sendo ameaçada de morte", lembra Santoro.
Segundo consta no Histórico de Ocorrência, a Polícia Militar prendeu em flagrante Israel Ribeiro de Andrade, 44 anos, e, junto com ele, um facão, que estaria sendo usado para ameaçar a namorada. "Ela me agradeceu muito. Disse que estava muito feliz com a nossa ação", conta Santoro.
Israel foi e, de acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, deve responder em juízo, por ameaça e sequestro. "Sensação de dever cumprido", destacou o policial.