Uma névoa de fumaça assustou moradores do Distrito Federal na noite desta segunda-feira (19/9). A causa são pelo menos cinco focos de incêndio que estão sendo controlados pelos bombeiros no início desta madrugada. Um na L4 Sul, na altura da 610, levou a fumaça até as áreas próximas da Universidade de Brasília (UnB) e do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 22h, em uma área verde. Apesar da quantidade de névoa, o incêndio é de pequeno porte. Uma equipe já está no local para controlar as chamas.
Outro foco é na 901, na entrada para o Parque da Cidade. Em mais regiões: Arniqueiras, Cruzeiro Novo, na Quadra 709, e no Park Way, na Quadra 5, equipes do Corpo de Bombeiros também atuam para controlar pequenos focos. Segundo a corporação, o clima seco e a falta de chuva deixam a vegetação propícia para esse tipo de acidente. Qualquer descuido, uma ponta de cigarro, uma brasa ou até mesmo uma fogueira podem começar um novo incêndio.
A cada dia, mais de 12 incêndios são registrados em áreas florestais. Até 20 de julho, os bombeiros atenderam 2.506 chamados, 1.366 a mais na comparação com os sete primeiros meses do ano passado, quando houve 1.140 registros ; a variação é de 119,82%. Até 20 de julho, as chamas atingiram 4.925,82 hectares contra 12.685,08ha afetados durante todo o ano passado. Segundo o Corpo de Bombeiros, diariamente, 210 militares atuam no combate às chamas.