Jornal Correio Braziliense

Cidades

Seca no reservatório de Serra da Mesa devasta a economia local

A baixa tem afetado a agricultura e a pecuária, além da pesca e do turismo. Este ano, não houve a safrinha de milho. O gado não tem de onde tirar água para beber. Gestores esperam pela chuva, que não cai há 80 dias



[SAIBAMAIS]As vendas no comércio caíram cerca de 60%. O município, distante 185km de Brasília, acumula dezenas de lojas fechadas. Em uma única esquina do Jardim Atlântico, bairro de classe média, a reportagem contou cinco estabelecimentos fechados. Dois hotéis de grande porte também baixaram as portas. O pessimismo é tamanho que o discurso mais ouvido é o de abandonar a cidade. O cenário foi acentuado com a demissão de 1,5 mil trabalhadores de uma mineradora, em maio.

Há oito meses, o empresário Everson José Nunes, 54 anos, demitiu sete funcionários e desativou seu hotel, com 21 leitos. Com a queda de 90% no faturamento, ele não teve recursos para manter o estabelecimento, inaugurado há 15 anos. ;Nós temos potencial, mas a decadência está falando mais alto. É muito triste ver o que a cidade se tornou;, reclama. O local fica em frente à prefeitura do município.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.