Jornal Correio Braziliense

Cidades

Córregos secos levam Caesb a suspender fornecimento de água

Moradores de São Sebastião, Brazlândia, Sobradinho I e II e Planaltina ficaram sem água hoje

O abastecimento de água da região Norte do Distrito Federal está comprometido pelo longo período de estiagem. O nível dos córregos Pipiripau, Barrocão e Capão da Onça estão tão baixos que a Caesb cortou o fornecimento para os moradores de São Sebastião, Brazlândia, Sobradinho e Sobradinho II e Planaltina nesta quinta-feira (15/9). A medida é classificada como emergencial e pode ser estendida por mais tempo.
Leia mais notícias em Cidades
Técnicos do governo monitoram o leito dos córregos diariamente para avaliar se a captação pode ser retomada. Em nota, a Caesb solicita aos moradores que reduzam o consumo. A Adasa intensificou a fiscalização dos agricultores para garantir que eles não captem água em quantidade maior do que está autorizada.
Em reunião com os produtores, ficou acordado que eles não vão irrigar as lavouras entre 11h30 e 14h, período de maior evaporação. Além disso, eles se comprometeram a revezar na captação. Quem está na margem direita pega a água no período da manhã. Quem está do lado esquerdo, usa a tarde, ou vice-versa.
A última vez que choveu no DF foi em 24 de agosto. Hoje, os termômetros já marcaram 34; entre 14h e 15h. A temperatura mais alta do ano até o momento foi registrada na quarta-feira (14/9), e chegou a 34.2;C.