Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF em estado de alerta; Inmet prevê quarto dia com umidade abaixo de 20%

Nesta quinta-feira (15/9), a previsão é de que a umidade relativa do ar fique entre 55% e possa atingir 15% na parte da tarde, período mais quente do dia

Ao sair de casa, os moradores do Distrito Federal estão se deparando com a névoa seca nos últimos dias. O fenômeno acaba deixando vários pontos da cidade com aspecto acinzentado e com o sol avermelhado. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Luiz Melo, com a baixa umidade, a incidência de névoa seca se torna frequente na cidade. "Esta névoa é formada por impurezas, como fumaça e poeira e acaba se agravando nesta época do ano por causa da seca", explica.

Leia mais notícias em Cidades

Nesta quinta-feira (15/9), a previsão é de que a umidade relativa do ar fique entre 55% e possa atingir 15% na parte da tarde, período mais quente do dia. Os termômetros registraram temperatura mínima de 18;C durante a madrugada e podem marcar até 35;C, caracterizando o dia mais quente do ano. O céu permanece de claro a parcialmente nublado com névoa seca e períodos de nublado.

Com o estado de alerta, a Defesa Civil recomenda a suspensão de prática de atividades físicas entre 10h e 16h, período em que a umidade permanece abaixo de 20%. A ingestão de líquidos, como água e água de coco é essencial, independente de apresentar sede ou não. No mínimo, é recomendado ingerir pelo menos 6 copos por dia. O uso de protetor solar, cremes hidratantes ou óleos vegetais em abundâncias evita o ressecamento da pele.

Para amenizar o tempo seco, umidificadores, toalhas molhadas e bacias com água ajudam a manter o ambiente úmido. Duas gotas de soro fisiológico em cada narina devem ser usadas, pelo menos 6 vezes ao dia, isso evita o ressecamento nasal, diminuindo a ocorrência de sangramentos. Banhos quentes prolongados, excesso no uso de sabonete, aparelho de ar-condicionado, roupas escuras, e refeições pesadas devem ser evitados.