Jornal Correio Braziliense

Cidades

Encontro Gastrô elege os melhores restaurantes e profissionais da cidade

Grande vencedor da noite, Marcelo Petrarca levou os títulos de Melhor Chef e Melhor Restaurante, com o Bloco C, um ano após ter vencido como Restaurante Revelação

O ambiente era de comemoração. A festa realizada no teatro do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na noite de ontem, teve como mote premiar os responsáveis pela boa mesa brasiliense. Foram 35 categorias premiadas, que apresentam os melhores estabelecimentos e profissionais do DF, escolhidos por um grupo de 50 jurados convidados e pela votação na internet. Foram mais de 514 mil votos de internautas. Os resultados estão publicados no anuário Encontro Gastrô ; O Melhor da Cidade 2016, que chega à quarta edição, à venda nas bancas a partir de hoje (confira abaixo a lista dos vencedores).


Grande vencedor da noite, Marcelo Petrarca levou os títulos de Melhor Chef e Melhor Restaurante, com o Bloco C, um ano após ter vencido como Restaurante Revelação. ;É sinal de que estamos no caminho certo;, comemora Petrarca. Para ele, o prêmio anual reafirma o que o público demonstra nos salões dos estabelecimentos: ;Hoje, nós estamos lotados, com fila no almoço e no jantar;, conta o chef, de 28 anos, que faz história no meio gastronômico de Brasília.


Eleito pelo segundo ano seguido o Melhor Sommelier da cidade, Tiago Pereira estava entre os convidados mais ansiosos. ;Ter a possibilidade de concorrer novamente e ser finalista é glorioso para mim;, revelou, antes da cerimônia. Ele é o responsável pelos vinhos do restaurante Oliver, que também venceu como Melhor Cozinha Variada. ;Este prêmio veio em um momento em que me sinto maduro profissionalmente;, comentou Tiago, lembrando que já são dois troféus. ;O primeiro, no ano passado, me deu uma visibilidade maior do que eu esperava. Imagine agora com mais este.;

Credibilidade

Um dos mestres de cerimônias da noite, ao lado do ator e comediante Eri Johnson, o diretor da revista Encontro Brasília, André Lamounier, reforçou a certificação de qualidade que o prêmio vem ganhando desde que chegou à capital federal, após ser criado em Belo Horizonte. ;A votação popular teve mais de meio milhão de votos na internet, o que é maior do que a soma de todos os votos dos três anos anteriores;, frisou. ;Isso demonstra a credibilidade da Encontro Brasília e como o brasiliense se envolve com o tema da gastronomia;, concluiu.

Os premiados

; Balada: O;Rilley Irish Pub
; Bar/Boteco: Primeiro Cozinha de Bar
; Carta de cerveja: Empório Soares & Souza
; Carta de drinques: Dudu Bar
; Novidade do ano/Diversão: Mercadito Bar & Restaurante
; Bufê de festa: Sweet Cake
; Cafeteria: Belini Café ; The Coffee Experience
; Confeitaria e salgados: Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier
; Creperia: Crepe au Chocolat
; Padaria: La Boulangerie
; Melhor hambúrguer: Madero
; Sorveteria: Saborella
; Novidade do ano/Lanches e guloseimas: Varanda Pães Artesanais
; Bufê self-service: Don; Durica
; Churrascaria: Fogo de Chão
; Cozinha light/saudável: Lótus Azul
; Feijoada: Armazém do Ferreira
; Peixes/Frutos do mar: Coco Bambu
; Pizzaria: Valentina
; Árabe: Marzuk
; Cozinha brasileira: Bartolomeu
; Japonês: Soho
; Cozinha de mundo: Taypá
; Bistrô: Nossa Cozinha Bistrô
; Carne/Parrilla: Corrientes 348
; Carta de vinhos: Dom Francisco
; Contemporâneo: Cru ; Balcão Criativo
; Cozinha variada: Oliver
; Francês: L;Entrecôte de Paris
; Italiano: Villa Tevere
; Restaurante revelação: Abbraccio
; Melhor restaurante da cidade: Bloco C
; Sommelier: Tiago Pereira (Oliver)
; Chef revelação: Simone Garcia (Jamón Jamón ; Tapas y Copas)
; Chef: Marcelo Petrarca (Bloco C)

[VIDEO1]