A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), emitiu uma nota de pesar em razão do falecimento do procurador aposentado do DF Saint;Clair Martins Souto, 78 anos, e do filho Saint;Clair Diniz Martins Souto, 38, procurador do Rio de Janeiro. Os dois foram mortos na última sexta-feira (9/9), no município de Vila Rica, a aproximadamente 1,3 mil quilômetros de Cuiabá, na divisa com Pará e Tocantins. O autor do crime, o vaqueiro da família, José Bonfim Alves de Santana, confessou à Polícia Civil de Tocantins, ter matado a dupla com uma arma de fogo.
Os dois advogados viajaram para o município mato-grossense no feriado de 7 de setembro exatamente a fim de tentar resolver o problema com o funcionário da fazenda da família. Os corpos foram encontrados após investigadores seguiram para a fazenda depois de o vaqueiro fazer um croqui detalhando onde eles estariam enterrados. Os dois foram encontrados a 1,5 km da sede da Fazenda Santa Luzia, de propriedade da família, na manhã desta quarta-feira (14/9).
A chegada dos corpos dos procurados à Brasília está marcada para às 11h30 de quinta-feira (15/9). Um avião fretado decola de Cuiabá por volta das 6h30 de quinta-feira e pousa às 7h30 no município de Vila Rica, distante a 1,3 mil quilômetros da capital mato-grossense, onde o crime aconteceu. De lá, a aeronave segue para o Distrito Federal. O velório de pai e filho está marcado para começar às 14h de quinta-feira no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, com sepultamento agendado para às 17h30.
Veja nota na integra:
A Anape agradece o Governador do Estado do Mato Grosso, Pedro Taques, a equipe de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Mato Grosso, ao Procurador-Geral do Estado do Mato Grosso, Patryck Ayala, e a presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Mato Grosso (APROMAT), Gláucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e ao presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Cláudio Lamachia, por, desde a primeira hora em que foram contatados, não terem medido os esforços para buscar auxílio, prestar todas as informações possíveis e solucionar o caso.
Saint;Clair Martins Souto, sublinhe-se, foi diretor da Anape e da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) e merece todo o reconhecimento póstumo pela dedicação ao engrandecimento das Procuradorias-Gerais dos Estados e do DF e de todos os seus quadros.
A diretoria da Anape e toda sua equipe de colaboradores, ao lado da Aperj e da APDF, colocam-se à disposição da família e dos amigos dos colegas ausentes neste momento de desmedida dor.
Marcello Terto e Silva, presidente da Anape