O desfile de 7 de Setembro começou pontualmente às 9h da manhã, com a entrada das autoridades. O presidente Michel Temer veio acompanhado da primeira-dama, Marcela Temer. Ele não desfilou em carro aberto, como é feito tradicionalmente pelos chefes de Estado. Na chegada, Temer foi vaiado pelo público próximo à bancada de autoridades. Parte gritava ;Fora Temer; e ;Temer golpista;. Outras pessoas o aplaudiram, respondendo com gritos de ;nossa bandeira jamais será vermelha;.
[VIDEO1]
O medalhista olímpico em ginástica artística Arthur Nori foi ovacionado ao entrar com a pira da Pátria. Os atletas olímpicos, que desfilaram no grupo de abertura, arrancaram aplausos do público.
Atrasados
Muitas pessoas chegaram à Esplanada dos Ministérios após o início do desfile, enfrentando filas. Mesmo com as arquibancadas não estando cheias, houve princípios de tumulto em algumas entradas. A segurança alegava que a lotação estava completa. Após protestos e reclamações do público, a organização liberou a entrada.
João Carlos de Medeiros Carneiro, 54 anos, a mulher Karytta Melo, 27, e a filha do casal Valentine Carneiro, de um ano e nove meses, foram ao desfile com um sentimento mais próximo da indignação do que orgulho. ;Esse 7 de Setembro será diferente. Um momento ruim demais para o Brasil, de quebra da democracia, pois tiraram à força do poder uma presidente eleita pela maioria da população. Viemos para reforçar que queremos eleições livres, porque essa atitude demonstrou que o voto não tem valor;, afirmou o advogado e servidor público federal.
Pela primeira na comemoração da independência do Brasil, Marcelo Coutinho, 37 anos, Cristina Souza, 31, e os filhos do casal Cristian e Nicolas, 6 e 4, chegaram à Esplanada de verde e amarelo da cabeça aos pés. ;Hoje, consegui uma folga e trouxe os meninos porque não conhecem essa festa; disse Marcelo. Cristina reforçou: ;Moramos a vida toda aqui e nunca viemos. Esse momento é importante para que os meninos tenham uma ideia de patriotismo;.