Jornal Correio Braziliense

Cidades

PF cumpre mandado de reintegração na UnB: alvo é um quiosque do Minhocão

O alvo é um quiosque antigo, onde são feitas cópias xerográficas


Agentes da Polícia Federal estão no Instituto Central de Ciências (ICC) Sul da Universidade de Brasília (UnB), na Asa Norte, na tarde deste sábado (20/8), para cumprir um mandado de reintegração de posse.

Segundo a assessoria de comunicação da corporação, o alvo é um quiosque antigo, onde são feitas cópias xerográficas. A decisão foi tomada por um juiz da 17; Vara Federal de Brasília, porque o estabelecimento tem dívidas com a União.
O comerciante teve 72 horas para deixar o local, segundo informações do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE/UnB), masnão cumpriu a decisão judicial.
"Ele será realocado em outro espaço na Universidade. Assim como todos aqueles que deixarem as instalações do ICC/Norte",explicou Camila Maynart, da diretotia do DCE.
Ainda de acordo com a PF, os agentes apenas acompanham um oficial de Justiça. Dão proteção para que a ordem seja cumprida como o determinado pelo magistrado.
"Susto"
A UnB é uma instituição de ensino federal, por isso o mando tem que ser cumprido pela PF. Era meio de tarde quando a PF chegou ao local. Duas viaturas e uma dezena de policiais relizaram a operação.
Alunos, docentes e comerciantes acompanharam a operação com indiganação. Gilson Fernades Queiroz está na UnB desde 1975. Ele é vizinho do estabelecimento que foi alvo da PF. "Ninguém esperava que isso acontecess em pleno sábado. Estamos perplexos", reclamou o comerciante.
Polêmica
A ação da PF trouxe de volta o debate do remanejamento dos estabelecimentos. A reitoria defende o realocamento das lojas nos Módulos de Apoio e Serviços Comunitários (Mascs).
A comunidade acadêmica argumenta que a saída dos comerciantes do Minhocão, como é conhecido o local, prejudica o funcionamento da instituição.
"Onde querem colocar a gente em um espaço que não tem movimento. Isso prejudica o comércio e a vida acadêmica", lamenta Gilson.
Segundo a reitoria, a mudança faz parte do plano de revitalização do ICC. A intenção é transformar o espaço em um local exclusivamente acadêmico.