Moradores do Condomínio Estância Quintas da Alvorada, no Altiplano Leste tentaram interditar a DF-001 na manhã desta quarta-feira (17/8), em protesto a derrubadas de invasões na região. É o segundo dia que eles se revoltam. Com uso de pneus e resto de materiais de construções, o grupo tentou bloquear mais uma vez os principais acessos ao Altiplano.
Na terça-feira (16/8), os manifestantes fecharam o trânsito e conseguiram impedir a ação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), que está retirando a invasão de luxo ao lado do Lago Sul. Desta vez, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, conseguiram conter o movimento. A Agefis iniciou a operação de derrubada de casas na última segunda-feira (15/8).
Os manifestantes reclamam que não foram notificados sobre a operação. Eles reivindicam a compra direta do espaço ocupado. O Executivo local argumenta que o terreno é do governo e será destinado a equipamentos públicos. O espaço é da Terracap vinha sendo ocupado irregularmente desde 2008. De acordo com a Agefis, desde junho de 2014 ; data da proibição de novas construções ;, mais de 200 casas surgiram no local. Estas são o alvo da operação.
Por meio da assessoria de Comunicação, a Agefis respondeu que existe decisão judicial e recomendação do MP que obrigam o governo a fazer a desobstrução da área. Sobre a possibilidade de compra direta, o órgão informou que o processo não é possível, uma vez que, em 2009, o TJDFT determinou que o condomínio não fizesse nenhuma edificação sob a pena de demolição e multa de R$ 1 milhão. A decisão não cabe recurso.